O que faz um "Licenciado em Letras-Libras"?

24/02/2019

O "Licenciado em Letras-Libras" possui a competência em ser professor de Língua Brasileira de Sinais - Libras para atuar na educação básica e no ensino superior. 

O licenciado deste curso poderá atuar, também, no desenvolvimento de pesquisas no campo da Linguística e da Linguística Aplicada, bem como exercer funções que tenham como foco principal a linguagem em uso, especificamente no que diz respeito à Libras.

O curso de Letras: Libras é composto por disciplinas teóricas que dão suporte necessário nas áreas de estudos linguísticos (disciplinas do Núcleo Comum), bem como por disciplinas específicas para a formação do docente de Libras (disciplinas do Núcleo Específico Obrigatório), compreendendo as disciplinas de teorias linguísticas, Libras e de estágio curricular obrigatório. A integração dessas disciplinas garante uma formação profissional consistente do licenciado em Letras: Libras por meio do acesso a conhecimentos teóricos e pedagógicos.


Especialista na Língua Brasileira de sinais (Libras), este licenciado está habilitado a dar aulas de Libras como primeira língua para surdos na Educação Básica ou em instituições especializadas, além de orientar o planejamento de currículos sobre a metodologia de ensino da língua portuguesa para esse público.

Também pode ser professor de Libras como segunda língua para ouvintes nos ensinos Fundamental, Médio e superior ou em cursos livres. Já o bacharel atua como intérprete em salas de aulas, em processos seletivos para cursos nas instituições de ensino, em congressos, conferências e reuniões, promovendo a comunicação entre surdos e ouvintes.

O que você pode fazer?

Ensino: dar aulas de Libras para surdos e ouvintes em escolas de Educação Básica e Superior e também em instituições especializadas e cursos livres.

Consultoria: planejar e coordenar a implementação de currículos com metodologia adequada para ensino de língua portuguesa para surdos.

Interpretação: fazer a interpretação para Libras em congressos, reuniões, conferências e juizados e promover a comunicação entre surdos e ouvintes fazendo a tradução de Libras para língua portuguesa e vice-versa.

Legendagem: fazer legendas em língua portuguesa de vídeos e filmes em Libras.