Química Lúdica

A visão dos fenômenos químicos de forma lúdica e divertida.
 

Um trabalho feito com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Maria Montessori de Cristalina - GO, em que foi explicitado na prática a aula sobre Métodos Físicos de Separação de Misturas homogêneas e heterogêneas. E a aula foi sobre Filtração.

Se tem uma coisa que deixa um estudante preocupado, são as centenas de fórmulas e nomes para aprender e memorizar, não é mesmo? Quando se fala em química e na tabela periódica então...Então?????

Os metais constituem o grupo mais numeroso de elementos químicos, que podem ser observados na Tabela Periódica. Já foi enfatizado que os elementos metais tiveram grande importância na evolução da humanidade, marcando período, como idade do cobre, idade do bronze, idade do ferro.

As propriedades coligativas e a cinética química sempre foram conteúdos colocados a parte diante dos demais no ensino-aprendizagem em Química, além de não ser compreendido totalmente pelos alunos. Segundo Freire (1998) e Sardella (2007), as propriedades coligativas são aquelas características físicas das substâncias puras que são modificadas quando...

O bromato de potássio (KBrO3) é utilizado como aditivo potencializador alimentar da farinha de trigo na indústria de panificação devido à propriedade oxidante que ao reagir com a proteína do trigo e o glúten, gera grandes bolhas de ar, formando pão de maior volume e de melhor textura. Apesar dessas vantagens tecnológicas, entretanto, foram...